Atualização Permanente

Qualificação do Doutorado

No último dia 4 de dezembro, algo muito importante e esperado por nossa equipe aconteceu: foram apresentados os resultados preliminares de algumas pesquisas desenvolvidas pela Clínica Humanus, na Qualificação do Doutorado da Dra. Denise Falcão. Parte destas pesquisas está sendo realizada em parceria com universidades de outros países, como: Israel, Itália, Estados Unidos, Finlândia, Canadá, Espanha, Alemanha, Colômbia, México, Croácia, Suécia e Turquia é o que se chama de pesquisa multicêntrica.   

Nesta etapa do andamento do doutorado foi possível constatar que o esforço para realizar os exames e todas as avaliações necessárias para conclusão dos dados preliminares das pesquisas trouxeram resultados recompensadores.   

As pesquisas foram divididas em 6 etapas e possuem os seguintes objetivos:   

1ª. Etapa:

  • Avaliar a eficácia da estimulação neuro elétrica transcutânea (TENS) associada ao laser terapêutico de baixa potência (LBP) em pacientes com baixo fluxo salivar.  
  • Verificar a significância estatística comparativa da melhora do fluxo salivar entre o grupo teste e controle e avaliar o ganho real entre a saliva total não estimulada e estimulada.

2ª. Etapa: 

  • Validar uma metodologia de avaliação da atividade funcional das glândulas salivares menores do palato e mucosa vestibular do lábio superior. 
  • Estabelecer uma faixa de valores referenciais para a atividade funcional das glândulas salivares menores. 
  • Verificar a existência de associação entre os valores obtidos na avaliação da atividade funcional das glândulas salivares menores com a saliva total não estimulada.

3ª. e 4ª. Etapas:

  •  Verificar a eficácia de um dispositivo eletrônico acoplado em uma placa acrílica intra-oral para a estimulação das glândulas salivares, por meio de chip eletrônico - Saliwell GenNarino, em pacientes que apresentam hipossialia. 
  •  Verificar a melhora dos sintomas orais após o uso do Saliwell GenNarino.

5ª. Etapa:  

  • Comparar a eficácia terapêutica para o tratamento da hipossialia entre 3 modalidades de tratamento: Saliwell GenNarino, laser terapêutico de baixa potência (LBP) associado a estimulação neuro elétrica transcutânea (TENS) e a pilocarpina.
  • Verificar a significância estatística comparativa entre os grupos com Síndrome de Sjögren e sem a síndrome.  

 

6ª. Etapa:

  • Avaliar e comparar a duração dos resultados obtidos no decorrer de 6 meses da interrupção dos tratamentos.

 

Aproveitamos para agradecer o apoio e o conhecimento compartilhado pelos professores da Universidade de Brasília.  

Agradecemos também aos pacientes que estão participando voluntariamente destas pesquisas, pois, certamente, sem a sua disponibilidade em ajudar não seria possível a concretização deste projeto. Além disso, eles são os nossos maiores motivadores. Todos os trabalhos realizados por nossa equipe têm como objetivo principal a busca incessante por melhores alternativas de tratamento, além do desejo de atingir respostas concretas aos anseios dos pacientes, que são a peça mais importante da máquina que nos move: o conhecimento.