Navegação

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Matérias da capa / XIII Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal

XIII Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal

Clínica Humanus no XIII Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal

A equipe da Clínica Humanus participou do XIII Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal e III Congresso Nacional de Odontologia Militar Brasília, que aconteceu entre os dias 25 A 28 de março de 2009 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Neste evento, a convite da comissão organizadora, a Dra Tayana Filgueira, juntamente com a Dra Fernanda de Paula, ministrou o curso “Halitose: avaliando a criança e o idoso”.

      

O objetivo deste curso foi conduzir o profissional a uma adequada abordagem clínica na criança e no paciente idoso portador de halitose. Orientá-lo quanto às técnicas atuais de diagnóstico, com abordagem em alguns distúrbios metabólicos, patologias sistêmicas, bem como ressaltar a importância da saliva na etiologia da halitose. Além do auxílio no direcionamento do profissional à melhor conduta clínica frente aos pacientes portadores desta alteração.

As características pertinentes a cada etapa da vida e as prováveis complicações sistêmicas correlacionadas serão abordadas, ressaltando assim a concreta necessidade de uma visão multidisciplinar.

A halitose durante a infância compromete a auto-estima, pois as crianças não são poupadas do excesso de franqueza dos colegas. Causando traumas que poderão ser levados por toda a vida. No idoso, pode exacerbar quadros depressivos pré-existentes, ou até mesmo desencadear a depressão.

Ainda observamos que a abordagem clínica do problema foca basicamente a questão da higiene, doença periodontal e das alterações gástricas. Entretanto, embora halitose não seja doença, ela poderá sinalizar patologias que são comuns em fases distintas da vida e, neste contexto, o cirurgião-dentista poderá exercer função importante no diagnóstico precoce de doenças e também na reintegração social da criança e do idoso.

Os profissionais interessados poderão obter maiores informações sobre o XIII Congresso Internacional de Odontologia do Distrito Federal.