Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Durante muitos anos as ações para a promoção da saúde bucal no Brasil estiveram desprovidas de avaliações qualificadas o bastante para justificar a adoção de medidas globais e eficientes na busca da melhora do quadro odontológico.
Destacamos a seguir um resumo dos principais dados avaliados pelo maior levantamento de saúde bucal realizado no Brasil em 2004:
 
 Brasileiros nunca foram ao dentista 20%
Crianças de até 5 anos que já tiveram lesão de cárie 60%
Pessoas com 18 anos que já perderam algum dente 45%
Adultos que precisam de dentadura 15%
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em apenas 30% dos países a saúde bucal é inaceitável e infelizmente o Brasil é um deles.
O nosso país atingiu algo próximo da meta da OMS para o ano 2000 apenas para a faixa de 12 anos, principalmente devido aos achados das regiões sul e sudeste.

A Clínica Humanus acredita na importância de se realizar parcerias com o poder público e ONGs na busca de recursos para o atendimento gratuito de quem precisa e não tem, de fato, condições financeiras para arcar com o tratamento. Assim, atenderemos gratuitamente portadores de halitose, doença periodontal e lesões bucais durante os cursos ministrados por nossa equipe. Desta forma, estaremos contribuindo para melhoria da saúde bucal do brasileiro e, conseqüentemente, para qualidade de vida do mesmo.

20/11/2006: Banco Central do Brasil

 
 
 
Tay e Carmen
Semana de Saúde do BACEN-Thaís
A Dra Tayana Filgueira (de óculos), coordenadora das Feiras de Saúde da Clínica Humanus, mobilizou parte da equipe de apoio para dedicar maior atenção aos servidores do Banco Central.
 
 
 
Sorteio Bacen
Momento do sorteio quando o Sr. Eulando Lásaro de Deus Vieira  juntamente com a Dra. Denise Falcão leram os nomes dos contemplados com o almoço no Carpe Diem, Feijoada no Armazém do Ferreira, Panetone Kopenhagem e Kit Humanus de higiene bucal.

Chamada-II Semana de Saúde do Banco Central do Brasil

O Departamento de Gestão de Pesssoas e Organização (Depes), com o apoio do Programa BC Integral, promoveu, sob a coordenação e organização do Sr. Eulando Lásaro de Deus Vieira, a II Semana de Saúde do Banco Central do Brasil.

 

O evento teve por objetivo oferecer informações atualizadas e propiciar debate com profissionais renomados sobre os temas de saúde que mais têm envolvido os servidores do Banco e seus familiares.

 

A Equipe da Clínica Humanus participou deste evento com o tema:

Saúde Bucal

e Implicações Sistêmicas.

 

30/10/2006: Procuradoria Geral da República

PGR 2006

As Dras Tayana Filgueira e Denise Falcão, atendendo ao gentil convite da Dra. Carla Mendes de Magalhães Santos, cirurgiã-dentista da Procuradoria Geral da República (PGR), proferiram a palestra sobre o "Gosto do Beijo". O evento ocorreu no dia 30 de outubro de 2006 e contou com a ativa participação dos profissionais do serviço odontológico da PGR.

O objetivo da palestra é divulgar a importância do auto-cuidado, já que algumas doenças podem ser adquiridas no "simples" ato de beijar, principalmente se existirem lesões, que podem funcionar como porta de entrada. Enfatizou-se sobre a importância de realização de biópsia como procedimento de rotina. Além disso, destacamos a importância do hálito e sua qualidade no contato íntimo e nas relações sociais, como por exemplo no ambiente de trabalho.

22/09/2006: Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito

Campanha2 2006

Campanha1 2006

Campanha3 2006

No último dia 22 de setembro equipes de vários lugares do Brasil, compostas por associados da ABPO (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca), comemoraram o Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito.

A Clínica Humanus esteve presente no Brasília Shopping, um dos lugares de maior movimento da capital federal. Num espaço especialmente reservado para ABPO, as Dras Denise Falcão e Tayana Filgueira, juntamente com a equipe de auxiliares e estagiárias, passaram o dia divulgando o assunto e esclarecendo dúvidas.

25/08/2006: Banco Central do Brasil

BACEN 1

Da esquerda para direita: Dra. Denise Falcão, a assistente social do Cesam, Lidiany Silva e a Dra. Kátia Reis, cirurgiã-dentista do Banco Central do Brasil. 

 

BACEN 2

 

BACEN 3

Dra. Denise Falcão entre os estagiários do CESAN.

Atendendo ao convite da Sra. Maria das Graças Lima de Almeida  do Banco Central do Brasil, a Dra. Denise Falcão, da Clínica Humanus, proferiu a palestra: O Gosto do Beijo para os adolescentes do CESAM - Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador.

O CESAM, em parceria com o Ministério Público e o Banco Central, iniciou, em 2002, um projeto piloto de inserção de adolescentes aprendizes na sede do banco em Brasília. O programa tomou caráter oficial a partir de novembro de 2003, ano em que a assistente social Lidiany Silva passou a ocupar o cargo de monitora dos jovens.

O Centro é uma entidade que desenvolve projetos educacionais e oferece cursos profissionalizantes voltados para os jovens carentes do Distrito Federal. Instalado em Brasília desde 1979, é uma porta de acesso para o mercado de trabalho. São 300 vagas oferecidas todos os meses, sendo que 90% desses jovens moram em Ceilândia, cidade satélite de Brasília com baixíssima renda per capta. Com uma carga de trabalho de quatro horas diárias, eles recebem todos os benefícios trabalhistas como carteira de trabalho assinada, férias e 13º salário. Entretanto, um requisito fundamental para ser aceito no Cesam é freqüentar a escola.


O papel do Banco Central, primeira instituição a recepcionar os jovens em Brasília, é fornecer todo o suporte à formação dos menores. O banco oferece uma logística para adaptar o adolescente ao ambiente de trabalho, fortalecendo dessa forma valores importantes para a formação de um bom cidadão.

 

A Equipe Humanus teve a grata satisfação em participar deste importante projeto de cunho social e parabeniza a Dra. Kátia Reis pelo seu compromisso com a saúde bucal dos menores do Cesam.  Agradecemos o apoio efetivo da empresa Colgate, pelo fornecimento de material educativo e de creme dental para o evento.

17/08/2006: Ministério de Minas e Energia

 Minas e Energia 2

 

Minas e Energia 3

Respondendo ao convite feito à Clínica Humanus, a Dra Tayana Filgueira proferiu uma palestra sobre Saúde Bucal no Ministério de Minas e Energia, no dia 17 de agosto. Reafirmando o compromisso de responsabilidade social assumido por nossa equipe.

 

 Os servidores participaram, esclareceram dúvidas e desvendaram alguns mitos, numa tarde muito proveitosa. Nesta oportunidade, falamos sobre vários aspectos envolvidos na palavra “saúde”, incluindo os cuidados com higienização, prevenção de lesões bucais e mau hálito.

 

A equipe do senhor Theomar Gomes, responsável pela organização do evento,  está de parabéns por esta iniciativa que demonstra compromisso com a qualidade de vida dos funcionários do Ministério de Minas e Energia.

22/06/2005: Procuradoria Geral da República

PGR 1a

Da esquerda para a direita:
Dra. Carla Mendes de Magalhães Santos, dentista da Procuradoria Geral da República, e a Dra. Tayana Filgueira, da Clínica Humanus.

PGR 1

Stand da Clínica Humanus na Procuradoria Geral da República.

A Dra. Tayana Filgueira e parte da equipe auxiliar da Clínica Humanus, composta pela THD Simone Ferreira e a estagiária Raquel Allegretti,  participaram da Semana de Saúde da PGR (Procuradoria Geral da República).  

O stand da Clínica Humanus abordou assuntos relacionados à sua saúde bucal e  a Dra Tayana realizou exame clínico  nos interessados.

06/08/2005: Shopping Pátio Brasil

Pátio Brasil/ ABCD 1

Dr Anderson Paulo (Presidente da ABCD-DF); Dra Denise Falcão, da Clínica Humanus; Dra Beatriz Alhamati e Membros da diretoria da ABCD-DF.

Pátio Brasil/ ABCD 2

Parte da equipe que participou do evento: Camila Rezende de Freitas, estagiária da Clínica Humanus, Dra Tayana Filgueira; Dra Denise Falcão; Dra Beatriz Alhamati; Dr Anderson Paulo; Dra Fernanda de Paula.

No dia 06 de agosto, a ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas)  em parceria com a ABPO ( Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca) e com a SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Periodontologia) levaram ao Shopping Pátio Brasil uma equipe de dez pessoas, entre profissionais da odontologia e alunos da Universidade Católica e da UnB, para informar a população quanto à halitose.

As estagiárias da Clínica Humanus, Raquel Alegretti e Camila Rezende de Freitas, tiveram importante papel, esclarecendo dúvidas, divulgando o projeto e encaminhando os pacientes.

Um dos objetivos do evento era sensibilizar a classe médica, odontológica e a população em geral, para a  busca de conhecimentos e de um  tratamento adequado.

16/08/2005: Ministério da Previdência Social

MPS 1

Da esquerda para direita:
a Técnica em higiene dentária Simone Ferreira esclarecendo a dúvida de uma participante da feira de saúde

Atendendo ao convite feito à Clínica Humanus, a Dra. Tayana Filgueira e a Técnica em Higiene dentária, Simone Ferreira, participaram da Feira de Saúde do Ministério da Previdência Social.

Orientações de higienização foram dadas com auxílio de um vídeo educativo desenvolvido por nossa equipe.

21/10/2005: Tribunal Regional do Trabalho

TRT 2

Da esquerda para a direita:
Dra. Kátia organizadora do evento no TRT e a Dra. Tayana Filgueira

A Dra. Tayana Filgueira e a THD Simone Ferreira participaram pela quarta vez consecutiva da Semana de Saúde e Qualidade de Vida do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O stand da Clínica Humanus abordava assuntos relacionados à lesões bucais e doenças das gengivas. Além disso foram realizados gratuitamente exames dos padrões salivares nos participantes da feira.

21/10/2004: Tribunal Regional do Trabalho

TRT 1

Da esquerda para a direita:
a Técnica em higiene dentária Simone Ferreira e a Dra. Tayana Filgueira.

A Dra. Tayana Filgueira e a THD Simone Ferreira participaram pela terceira vez consecutiva da Semana de Saúde e Qualidade de Vida do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). O stand da Clínica Humanus abordava assuntos relacionados à lesões bucais e doenças das gengivas. Além disso foram realizados gratuitamente exames dos padrões salivares nos participantes da feira.

18/10/2004: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Palestra no Min. da Agricultura
 
Ministério da Agricultura
Da esquerda para direita:
Dra Denise Falcão da Clínica Humanus; Dra. Carmem Rey, chefe do serviço médico odontológico do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Exmº Srº José Amauri Dimarzio , Secretário-executivo deste Ministério.
A Clínica Humanus participou da abertura oficial da Primeira Feira de Saúde do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a presença do Secretário-executivo Ilustríssimo Srº. José Amauri Dimarzio.

06/10/2004: Ministério de Minas e Energia

Minas e Energia 1

Da esquerda para direita
A psicóloga do Ministério de Minas e Energia Dra. Gláucia Reis;
Dra. Denise Falcão da Clínica Humanus; Dra. Rosa Maria Pontes da Cunha, dentista do Ministério; e a Dra. Tayana Filgueira da Clínica Humanus.

22/09/2004: Ministério da Saúde

Saúde 1

Da esquerda para a direita:
Dra. Sheila Muñoz e Dra. Tayana Filgueira da Clínica Humanus

Saúde 2

Da esquerda para a direita:
a THD Vânia e a Dra. Ana Carolina da Clínica Oris, Dra. Tayana da Clínica Humanus, a auxiliar de consultório Francisca Souza e a Dra. Iara Belus do Ministério da Saúde, Dra. Fernanda da Clínica Oris e a Dra. Sheila Muñoz

Dra. Sheila Pereira Muñoz de Silva – Chefe do Serviço de Programas Preventivos do Ministério da Saúde- ao comentar sobre a Campanha de Combate à Halitose ressaltou “ A Campanha foi bem organizada, o atendimento ao público muito bom e o conteúdo da mesma muito proveitoso para os servidores”