O Sorriso sem Juízo

 

O Sorriso sem Juízo    

 

Siso significa juízo é o nome dado aos  dentes terceiros molares permanentes  devido ao fato  deles  nascerem por volta dos 17/25 anos, ou seja, próximo de quando se adquire a chamada maioridade ou idade da razão ou  do juízo       

muitos anos, o homem necessitava caçar para ter o que comer. Não havia fogo para cozinhar os alimentos para deixá-los com uma consistência mais mole. Assim, ele precisava fazer grandes esforços mastigatórios e, com isso, possuía uma arcada dentária maior e mais desenvolvida 

Com a descoberta do fogo, o desenvolvimento da raça humana e a ingestão de alimentos processados a arcada diminuiu. Por ter ocorrido essa diminuição da arcada muitas vezes nãoespaço para que o siso nasça e, com isso, ele pode ficar retido ou semi-retido ao osso:

           

 

Além disso, é muito freqüente encontrar pessoas com o “juízopequeno, ou seja, com microdentes ou dentes conóides. Há ainda pessoas totalmente semjuízo”, pois devido à evolução humana, estes dentes não se formam. 

 

 

Conseqüentemente, poderá haver perda óssea e enfraquecimento da mandíbula e/ou maxila. Além disso, pode acontecer o  desalinhamento dos dentes.

Quando o siso se encontra semi-incluso, ele pode se cariar mais facilmente, além de poder provocar dor, inchaço e pericoronarite. A pericoronarite é uma inflamação gengival que acontece devido a entrada de resíduos alimentares e bactérias através de uma abertura no tecido que está recobrindo parcialmente o siso. Ela  causa um grande desconforto ao paciente podendo até provocar infecções e cárie no dente vizinho,  limitar a abertura da boca e comprometer a saúde geral da pessoa.  

 

  

 

vem a grande questão: é necessário fazer a extração desse dente? Na maior parte dos casos sim, pois ao redor do dente inclusoum tecido, chamado folículo, que com o tempo pode se transformar em um cisto.            

  

Entretanto, para que a cirurgia tenha um pós-operatório tranqüilo e sem grandes desconfortos para o paciente, existem medicamentos adequados que são indicados para o pré e pós-cirúrgico, além da aplicação de LASER para diminuir um possível desconforto pós-operatório e acelerar a cicatrização.

Mas podemos observar que, mesmo sem o “juízo”, o homem continua evoluindo!